O Esportivo e o futsal

Três horas após o término da partida entre Porto Alegre e Esportivo, neste sábado, o Bento Gonçalves Futsal entrará em quadra para encarar o mesmo Porto Alegre, mas na versão bola pesada, pela Copa Cidade Histórica de Antônio Prado.

Os dois times da capital têm o mesmo escudo e são financiados por Ronaldinho Gaúcho. Apesar de ainda terem pouca representatividade no esporte gaúcho, ambos têm um horizonte bastante promissor.

Por outro lado, os representantes de Bento Gonçalves vivem situações opostas. Enquanto um vem caminhando para trás nos últimos anos, o outro cumpre cada passo do seu planejamento e faz com que o sonho até então fantasioso de representar o município num campeonato nacional aos poucos ganhe credibilidade. No gramado, este já foi um sonho real. Hoje o momento é de angústia e tristeza ao ver o clube, às vésperas de completar cem anos, na beira do abismo.

Os fatos, no entanto, por mais frios que possam parecer, não escondem a realidade. O Esportivo dos últimos anos virou jogo de vaidade e um espaço para promoção fácil. Brigas internas e até processos marcaram as últimas gestões. Três pessoas assumiram para serem sombra de um quarto dirigente.

É possível que enquanto a cidade esteja sendo divulgada no Brasil através do futsal, o futebol esteja lutando para voltar a ser grande dentro do Rio Grande do Sul.

João Paulo Mileski

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Blog da Corneta

7 Respostas para “O Esportivo e o futsal

  1. André Diplomata

    JP
    Muito bom texto, muito bem escrito.
    “Enquanto um vem caminhando para trás nos últimos anos, o outro cumpre cada passo do seu planejamento”.

    Acredito que se formos analisar os times pequenos que mais se destacaram no cenário nacional recente foram times que, assim como o time de futsal de nossa cidade, entrou em cada temporada com objetivos claros, e o melhor de tudo, alcançáveis. Mas eram sempre objetivos ambiciosos, de time que trabalha passo-a-passo, sabendo aonde, quando e como quer chegar.
    E posso citar alguns exemplos, como o atual Grêmio Prudente, Ipatinga, Atlético Goianiense (que se alguém quiser ouvir a história detalhada, presenciei boa parte quando morava em Goiânia), Santo André, Paulista de Jundiaí, e até mesmo podemos citar nosso vizinho pentacolor, que mesmo em proporção menor, há anos que o vejo em níveis bons, com finanças e equipes equilibradas, apoio crescente de sua comunidade e cada vez mais respeito dos adversários.

    Acredito que, infelizmente, se o nosso TIVO cair, não terá força para voltar, e se voltar, voltará como mais um Lajeadense da vida, sem nunca mais ter as glórias de um vice-campeonato gaúcho a frente do campeão nacional invicto daquele ano, e nunca mais irá impor receio dos times que o defrontarem.

    Uma pena, por um lado, mas uma torcida para que o projeto do futsal se concretize e comece a colher frutos…

  2. Espírito do Turra

    Clube que monta time com orçamento inicial de 40 mil e no meio de um campeonato muda todo o time para um que custa mais de 100 mil é dirigido por maus dirigentes, sim!
    Clube pequeno que tem briga política se quebra, sim !
    Clubes gigantes que têm brigas políticas também se prejudicam, sim!
    Clube que valoriza um treinero que perde 8 jogos seguidos, no caso eu, é mau administrado, sim !
    Clube que tem um cara que teria tudo pra ser um puta dirigente, mas que não abre a boca pra dizer AI, no caso o Caio, se quebra, sim!
    Clube que tem dois milhões e trinta e sete presidentes, sendo que um joga a responsabilidade das mínimas situações para o outro se quebra, sim!
    Clube que monta time inicial com os jogadores dispensados por deficiência técnica do Brasil de Farroupilha que foi mal na Segundona se quebra, sim!
    Cidade que dá mais de 100 mil e pára o transito pra ter a dupla Grenal por 10 dias se quebra, sim!
    Clube que, com o barco afundando, fala em construir Arena de 20 mil pessoas pra jogar com o Juventus de Santa Rosa pra liberar a Montanha dos Vinhedos pra 10 dias de Gremio/Inter se quebra, sim!

  3. Torcedor 23

    Acredito que não se pode fazer uma comparação entre furebol e qualquer outro esporte! Infelizmente.
    O Fut sal está mostrando uma organização e um planejamento que não foi realizado no TIVO.

    Parabéns e afinal esse é só o segundo ano dessa equipe, ainda estão vivendo uma lua de mel.

  4. frota

    Será que alguém teria ai aqueles enroladores de mangueira, minha pistola ta arrastando na chão.

  5. GABI HERPES

    “Existem os que fazem acontecer, aqueles para quem as coisas acontecem, os que observam acontecer e os que nem mesmo sabem que as coisas então acontecendo.”
    È com essssta frase que apreeeeeesento osss dirigentes do ESPOOOORTIVO….
    bla..bla…bla…bla..

  6. Antonio Paulo

    existem tb os que só guardam no bolso mil daqui, mil dali….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s