Especial retrô – desculpas

Paulo Turra na entrevista coletiva da apresentação, uma sexta-feira pela manhã: “Não vou mudar muita coisa no time, não tenho tempo. Antes de falar em contratações, é preciso avaliar o grupo”. No sábado, o zagueiro Fidelis foi flagrado fazendo treinos físicos em separado na Montanha velha. Antes do jogo contra o São José, no domingo, o Luxemburgo da Montanha dos Vinhedos trocou não apenas três jogadores na escalação como também modificou o esquema tático. Saiu do 3-5-2 para o 4-4-2. O time perdeu de virada por 2×1 em casa. Veio a desculpa do preparo físico.
No jogo contra o Caxias, Turra escalou o time mais covarde e retranqueiro que tinha a disposição, incluindo outra contratação, Alex Lima. Se defendeu o quanto pode. Fez cera, todos os jogadores do Esportivo se jogaram no gramado sem precisar ser tocados. Darzone entrou no segundo tempo como volante. Voltou a tona as supostas deficiências físicas do time. Não é preciso ser doutor em futebol para saber que cansa mais correr atrás da bola do que segurar ela no pé e trabalhar com calma.

Depois disso, treinos fechados, mistério. O time tomou 5×0 do Pelotas. Cinco dispensas na segunda. Uma semana de trabalho e Turra, usando seu faro apurado de treinador experiente, encontrou os culpados. Aqueles que, como disse o presidente Vilson Barcellos após a goleada, não mereciam vestir a camisa do Esportivo. Mas três deles ajudaram na única vitória do time no campeonato. E a forma física? A sim, a grande culpada foi ela, de novo. “Precisamos contratar. Jogadores estão chegando”, avisava o técnico.

Contra o Veranópolis, quatro jogadores trazidos por Turra em campo. No placar, 3×0 para os visitantes em ritmo de treino. E depois do jogo? A preparação física foi esquecida. Veio então a falta de entrosamento. Mas não eram necessários esses jogadores? Eles não vinham para resolver? Os que estavam aqui antes não serviam.

Mas em todas as partidas Pulo Turra manteve uma coerência. A de que todos seguiram rigorosamente suas orientações. Uma meia verdade. Ele esqueceu-se apenas de um detalhe. O Luxemburgo da Montanha dos Vinhedos treinou muito bem a direção, o badalado departamento de marketing, a secretaria do clube, tentou até treinar a imprensa, mostrando apenas o que ele queria que ela visse. Só esqueceu de comandar os jogadores e a torcida.

Se não havia mais clima para Celso depois de uma vitória inesquecível, imaginem vocês depois de quatro derrotas. Os jogadores ovacionados agora são chingados. Exceto, claro, os que chegaram depois da única vitória, que já são sete, aliás. Para as próximas duas partidas dirigentes e Turra praticamente descartaram a possibilidade de pontuar. Jó seria considerado afobado perto da paciência que a direção tem com o “manager” do Esportivo. E segunda, qual será a desculpa?

Alexandre Brusa

Anúncios

22 Comentários

Arquivado em Blog da Corneta

22 Respostas para “Especial retrô – desculpas

  1. João

    Alexandre, cara, parabéns, vc foi muito feliz nas palavras e na maneira como “desenhou” o texto.
    Parabéns cara!

  2. Wagner

    Grande Brusaaaaaaaaaaaa

    falou tudo…

    nao precisa dizer mais nada… apenas faltou dizer que os palhaços do circo são fiéis… pq ter quase 800 pessoas assiistindo o time do Manager é pra palhaço mesmo uahuahua e eu sou um destes palhaços auhauhuahua

    vamos la… eles ja jogaram a toalha pros proximos 2 jogos… mas nós palhaços não…

  3. Allan

    Brusa, parabéns pelo texto. Continue escrevendo neste blog.
    Direção e técnico estão apostando todas as fichas no segundo turno. E se der zebra ali também, qual será a desculpa?
    É preocupante. Precisamos confiar no Esportivo, mas está difícil assim.

  4. Guilherme

    Brusa louco!
    falo tudo!
    DIREÇÃO INCOMPETENTE!!!
    MOSTRA TUA CARA SPEROTTO!!!!!
    AONDE TU TAVA NO JOGO HEIN AMIGO??????
    COBALCHINI !!!! PORQUE TU SE ESCONDEU DEPOIS DE O ESPORTIVO TER LEVADO O PRIMEIRO GOL QUARTA????
    ´PORQUE NAO FICOU NA ESCADINHA DE SEMPRE ????
    TU É UM CAGÃO SR. COBALCHINI!!! UM CAGÃO!!!!

  5. Zambrano

    O Celso venceu e caiu…
    Estaria Turra tentando se manter no cargo com as goledas humilhantes?

  6. ANALISTA DE BG

    Otimo comentario….

    Na minha opinião o Esportivo é um time tentando se organizar, mas que entra em campo apenas pra se defender e assim mesmo leva chinelada na gengiva.
    Tenho minha desconfianças quanto a esse treinador, mas acho que trocar seria pior.

  7. neves

    parabéns pelo comentário, a última vez que o esportivo fez boa campanha foi em 2008 com o Paulo Porto de treinador, lembro que chegamos a liderar o gaúchão por varios jogos. Porque não trazem ele denovo. E apenas uma idéia, em 2008 deu certo.

    • guilherme

      Ta enganado Neves

      Em 2008 éra o marrento do Cristian o treinador, chegamos mesmo a fazer uma boa campanha depois faltou experiência pra ele.

      • Jb

        Quem montou o grupo foi o Gilmar Iser e com ele fez 11 pontos e foi embora pro Nóia. Cristian pegou o time na liderando e só caiu, não classificando. Tem remédio pra memória.

  8. Robson

    Guilherme….peraí meu camarada….que Cristian? aonde ele foi técnico? aliás ele é técnico? fez curso? aonde? ele é formado aonde? com quem ele fez curso? quem ele acompanhou? Felipão? Luxemburgo? Muricy Ramalho? tá de brincadeira…o Esportivo nos últimos anos …é um Clube que não sabe definir um comandante técnico que seja realmente um técnico de verdade….até quando???

  9. PAULO

    VOLTEI

    2008 a nossa folha era menor que a desse ano, mas tivemos um trabalho muito mais qualificado na pré temporada e durante o campeonato, com o Vinicius munhos preparador físico que dpois foi pra selação feminina e o Cristian de Souza isso que eles tinha que aturar o fraquíssimo Gilmar Izer o maior enganador que já passou na montanha.
    Conheço o Cristian e ele é marrento sim, debochado, arrogante, mas vamos concordar o time de 2008 jogava um belo futebol. E fizemos grandes jogos principalmente contra o Grêmio.

    REZEM MEU AMIGOS ESTAMOS NAS MÃOS DE DEUS……

    • lsd

      tu deve ser muito amigo do Cristian, nem na varzea de bento querem ele.

      • negron da vila

        Lsd, que recalque em italiano

        Sempre que alguem da cidade faz bons trabalhos não é valorizado pelo povo daqui, o cara fez um baita trabalho pelo tivo, e por causa disso hoje trabalha fora da cidade. Voces são uns recalcados mesmo.

  10. Torcedor 23

    Valeu Brusa, mas no momento ERRADO!
    A coisa mais fácil que se tem é comentar, como eu estou fazendo agora, uma coisa que já aconteceu!

    TA TODO MUNDO CANSADO DE SABER o que foi feito, o que QUEREMOS AGORA É SABER O QUE SERÁ FEITO E COMO?????????

    É importante a gente ter sempre em mente o que as pessoas falaram para cobrar depois dessas pessoas o resultado.

    SERÁ QUE A DIREÇÃO ESTÁ CONVICTA DAQUILO QUE VAI SER FEITO DAQUI PRA FRENTE COM O TIVO??
    O QUE SOBRA PRA NÓS É COMENTAR E CORNETIAR DEPOIS O QUE FOI FEITO ERRADO, TUDO ISSO PQ A DIREÇÃO É “””mmmuuuiiiiittttooooo transparente”, é tão transparente que ninguém enxerga.

    E vamos buscar um pontinho em Ijuí!!!!

  11. Torcedor puto da cara!

    MAS SERÁ QUE É POSSIVEL ISSO!!!!!!!!!
    EU NAO ADMITO TIME ENTREGAR QUALQUER JOGO, NEM QUE SEJAM JOGADORES DE MULETA! DIZER QUE VAO SÓ SE DEDICAR AO SEGUNDO TURNO??????????????? PORQUE NÃO ABREM A BUNDA E DIZEM… “ME COMAM”!!!!!!!

    PESSOAL, SEI QUE TODOS AQUI AMAM O ESPORTIVO, CASO CONTRÁRIO NEM POSTARIAM, MAS A UNICA FORMA DE DEMONSTRAR NOSSO DESCONTENTAMENTO É BURLAR O JOGO CONTRA O INTER!!!!!! NINGUÉM VAI EM PROTESTO… DEIXA O LADO DO INTER LOTAR E O NOSSO NO MÁXIMO 50 TORCEDORES! AI ENTENDERAO A NECESSIDADE DA TORCIDA TÃO JUDIADA!!!!

    COM A AJUDA DOS REPORTERES AQUI TENHO CERTEZA QUE ISSO DARIA CERTO!!!!!!!!

    • YSL

      Gostei desse cara ai em cima hehe

      Eu apoio!!!!! NGM AO JOGO CONTRA O INTER EM PROTESTO!

    • André Diplomata

      eu vou… pq o tivo foi um time q viveu sempre sem torcida. foi um time que sempre viu sua arquibancada vazia enquanto a do outro lado estava cheia.
      Enfim, sempre foi um time que nunca deu bola pra torcida pq nunca teve torcida. Só o que o Tivo tem é um bando de corneteiro, que vai na montanha pq o pastel da bodega ERA bom (nao quero nem ver se continuar esse pastelzinho gelado q tão servindo todos jogos).
      Eu vou, pra tentar mostrar que o Tivo tem torcida sim, um bando de louco (sem querer mencionar nada que venha do alvi-negro paulista) que vai todo jogo em casa e as vezes se quebra fora, a FÚRIA.
      como eu mesmo gritei jogo passado, PUTA QUE PARIU, FICA SENTADO VAI ASSISTIR NO PAY-PER-VIEW.

      prefiro a montanha vazia do que com os corneteiros de sempre… torcida de amendoim.

  12. Guilherme

    agora cá entre nós diplomata…
    o time como está nao da pra aguentar, muito menos apoiar!!!!
    eu fui um dos que passou o jogo inteiro no alambrado chingando essa direção de merda, e chingando os jogadores que faziam corpo mole…
    então…ir nos jogos agt vai…apoiar ou nao…são outros 500…do jeito que tá eu não apoio NUNCA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s