Futebol é um bom negócio?

futebol-e-dinheiroHoje, definitivamente não. Quem afirma isso é a reportagem da Exame, que analisou a saúde financeira dos clubes no  Brasil. O resultado é desanimador. Dos dez maiores clubes do Brasil, apenas dois viraram 2008 no azul: São Paulo e Corinthians.  O São Paulo alcançou somente 6% de rentabilidade e o Corinthians 16%, claro,  ajudado pelo fator Ronaldo Fenômeno. Mesmo assim os dois tiveram um lucro insatisfatório quando comparado a times europeus, que  em 2008  chegaram a faturar sete vezes  mais que o Timão, por exemplo. Isto mostra que o país, o maior celeiro formador de talentos do mundo, não sabe administrar.  O Fluminense, disparado, foi o clube mais ‘picareta’ acumulando R$ 25 milhões em boletos bancários….  É matemática pura. Um caso específico de quando se gasta mais e se faz pouca receita e….nada de títulos para o clube.

E qual o segredo do lucro? No caso do Corinthians, foi uma cartada de marketing. No São Paulo, administração. Os são paulinos têm a melhor estrutura do país e investe pesado nas categorias de base. Conseguiu aprovar verbas federais – através da Lei de Incentivo ao Esporte – que chegam aos dois dígitos em milhões de reais.

Aqui na terrinha também estamos adentrando neste filão. Em conversa com o presidente do Esportivo Moisés Scussel ele me disse que o clube tem dois projetos para o amador que comportariam a captação de R$ 2 milhões. Se for aprovado é para a partir de 2010. Mas o que me intrigou foi o rebuliço que aconteceu aí pela terceirização das categorias de base. Espero que não aconteça isso. Acredito, como muitos, que a salvação está na base.  Talvez seja o melhor negócio a se fazer em momentos de crise financeira e existencial.

Gustavo Bottega

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Blog da Corneta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s