A vez e a voz do futsal

O time do BGF renovou o público do futsal em Bento

O time do BGF renovou o público do futsal em Bento

Desde 2000 o futsal de Bento andava meio esquecido, cabisbaixo. Este foi o ano em que a Reserg, tradicional time de Bento Gonçalves, fechou as portas. Depois disso, o futsal passou a ser visto só como um passatempo de fim de semana, ganhando a atenção de alguns poucos entusiastas, nos campeonatos amadores.  Assim foi por longos nove anos.  Até que surgiu (de forma repentina) o Bento Gonçalves Futsal (BGF). Sem projeto, sem base, só com a cara e a coragem.  A equipe não se classificou à segunda fase da segundona do estadual deste ano, mas de quebra, recebeu uma das maiores médias de público do campeonato superando até o Porto Alegre (time patrocinado pelo Ronaldinho Gaúcho). O amigo Paulo Roberto da Afbel, também de PoA, ficou impressionado quando veio a Bento e comprovou a média de 800 torcedores no ginásio em Bento. A torcida da Afbel não conseguia superar 120 pessoas em PoA.

Isto significa que temos um trunfo na mão.  Além do futebol e do vôlei, o futsal também ganha espaço no coração dos bento-gonçalvenses. Os dados empíricos explicam: o futsal hoje é o esporte mais praticado em Bento. O município tem hoje 54 ginásios de esportes e todos com horários lotados à noite. O campeonato amador citadino tem 70 equipes inscritas. Além do mais, o futsal leva vantagem nos meses de inverno rigoroso, enquanto que no futebol de campo, os gramados sofrem com o nosso clima subtropical.

Então, vos digo: o futsal só precisa de mais incentivos para ganhar voz.  Tem tudo para dar certo, pois tem poder infinito para formar atletas e acima de tudo, cidadãos. Já existem muitas escolinhas por aqui, que fazemo honroso trabalho de tiram as crianças das ruas, do ócio. E é ali no meio da garotada onde podem surgir grandes craques. Por isso, dirigentes, professores e entusiastas do futsal devem estar atentos.

O BGF já anunciou um time juvenil para formar uma base para o estadual em 2010. Mas outro projeto que rola pelas beiradas  é o da Associção Atlética de Bento Gonçalves (AABG).  A entidade vem com duas ações. Uma é a Liga Municipal de Futsal, que promove competições citadinas em  várias categorias.  A outra é o Bento Futsal, um projeto social de formação de atletas. Em 2010, as equipes infanto e infantil irão disputar o estadual.

Isto significa que, daqui a alguns anos,  a cidade virá em duas frentes para o futsal profissional adulto, com objetivo claro de disputar a primeira divisão do Gauchão. BGF e AABG pensam grande.

Estamos ansiosos para que isto ocorra. Ou melhor: no futuro haja uma fusão das duas equipes, e assim colocar o futsal de Bento na elite do Brasil.

Aos barbosenses da ACBF: nos aguarde!

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Blog da Corneta

4 Respostas para “A vez e a voz do futsal

  1. Allan

    Seria muito bom ver toda essa mobilização na Montanha dos Vinhedos, só basta os dirigentes do Esportivo promoverem sorteios e colocarem ingressos por preços acessíveis.

  2. Vamos fazer como o Brasil de Pelotas Allan,sorteia no intervalo carrinho de pipoca,galinhas e perus que a torcida vai, só imagino aqueles arrogantes da social saindo com uma galinha em baixo do braço.

  3. Li na Gazeta última edição que saiu uma janta no canta maria para 110 “SIMPATIZANTES”do Esportivo com a intenção de levantar fundos para o estadual.não li em jornal nenhum nem ouvi na rádio divulgação alguma sobre essa janta, alguém viu? hummm clube elitista.

  4. Eduardo Paixão

    Primeiro lugar, parabens ao joão e gustavo pela ideia do blog.
    Precisamos urgente de uma coisa, para o futsal não cair no esquecimento novamente, que profissionais, os que realmente são profissionais, sejam mais reconhecidos e possam ter seu espaço para trabalhar.
    grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s